26 de fev. de 2013

RESERVATÓRIOS DE ÁGUA CONTINUAM ENCHENDO

Risco de apagão, anunciado pela oposição e pelo PIG, se afasta cada vez mais


Com a melhora de cenário no nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos, o risco de racionamento de energia no País, anunciado pela oposição e pela imprensa, é cada vez menor. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) prevê que a situação nos reservatórios do subsistema Sudeste-Centro-Oeste chegue a 54,2% até o final de março. Atualmente, o volume atual de armazenamento é de 45,1%. Os lagos da região concentram 70% da capacidade de armazenamento brasileiro.
No Sul, a expectativa é que o nível de reserva de água seja ainda maior do que no mesmo período do ano passado. Até o final de março, a previsão é que os reservatórios atinjam 48,4% de nível de acumulação. No ano passado, o estoque chegava a 34,6%. Na região, os lagos apresentam hoje nível de armazenamento de 42,9%.
A situação é menos otimista para a região Nordeste, onde os reservatórios continuarão baixando o nível de reserva. A previsão é que o estoque, atualmente em 41,6%, abaixe para 41,1% até o fim do próximo mês. Em comparação com o mesmo período de 2012, quando tinham nível de estoque de 82,1%, o nível é bem mais baixo. A situação na região Norte é estável, praticamente a mesma registrada no ano passado.
Sintonia Fina

Nenhum comentário: