Veja aqui o que o Partido da Imprensa Golpista (PIG- Partido da Imprensa Golpista) não mostra!
Como disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, Marcos Valério é “um jogador” e deve ser visto com cautela. Mas assim como o empresário, Roberto Civita, da Abril, também decidiu jogar cartas e trucou ao acusar Lula de ser o chefe do mensalão sem ter o Zap
Algoz dos chamados “mensaleiros”, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel não comprou a estória relatada por Veja neste fim de semana, segundo a qual Marcos Valério estaria espalhando a “interlocutores” próximos a tese de que Lula era o verdadeiro chefe do mensalão. Gurgel disse que Valério é um “jogador” e que suas declarações devem ser tomadas com cautela – ainda que o advogado de Valério, Marcelo Leonardo tenha negado que seu cliente tenha dado qualquer declaração a Veja.
Ocorre que Valério não é o único “jogador”. Assim como ele, a revista Veja, de Roberto Civita, também decidiu jogar cartas. O objetivo, evidentemente, é aniquilar o ex-presidente Lula. E como numa partida de truco, Veja blefou sem ter o Zap – a carta que derruba todas as outras. No caso concreto, o Zap seria a fita com a entrevista de Marcos Valério. E a possibilidade de que essa fita exista é remotíssima, praticamente nula.
A “existência” da fita, até agora, só foi confirmada pelo jornalista Ricardo Noblat. Disse ele que Valério deu entrevista a Veja e que, depois disso, diante da discordância do advogado Marcelo Leonardo, ele teria recuado e pedido à direção da revista Veja que a publicasse de forma indireta – atribuindo suas declarações a terceiros.
Ocorre que, para que essa estória fosse verdadeira, Valério teria que ter algum poder de pressão sobre Veja. Com que argumento um empresário praticamente falido, à beira da prisão, convenceria um jornalista e uma revista que caça Lula há oito anos a não publicar uma entrevista tão bombástica? Seria impossível qualquer tipo de acordo.
Se é assim, por que o PT ou os “petralhas” (como diz Reinaldo Azevedo) então não pedem a fita? Por uma razão bastante simples. Ninguém sabe, a esta altura do campeonato, qual é o estado emocional de Marcos Valério, um empresário que serviu ao PSDB, ao PT e que, em vez de ser recompensado, está prestes a ser preso. E por muitos anos.
O truque de Veja foi simplesmente utilizar uma das artimanhas mais manjadas do jornalismo – mas com uma audácia inédita. O “disse a interlocutores próximos” sempre foi um recursos utilizados por dois tipos de jornalistas: os que simplesmente inventam “offs” e aqueles que, de boa fé, aproximam-se de fontes que possuem informações relevantes, mas não podem se identificar. Só que, nestes casos, as “declarações” não são colocadas entre aspas – e nem vendidas aos leitores, na primeira página, como uma entrevista em “on”, com fita e gravador.
A reportagem foi apenas a peça inicial de um golpe engendrado. Uma entrevista inventada, tomada por verdade por adversários de Lula na política e nos meios de comunicação, e que paira no ar como o pretexto para uma futura ação judicial contra o ex-presidente.
Um blefe. Uma trucada.
Mas sem o Zap.
Sintonia Fina
com 247
Um comentário:
O QUE ESTAR DE ERRADO AI É O SEGUINTE - SE A VEJA SAIU COM ESSA DE QUE TEM UMA FITA GRAVADA DE LULA E NAO ENTREGOU A JUSTIÇA ENTAO ELA ESTAR OBSTRUINDO A JUSTIÇA O QUE DEVERIA GERAR UM MANDATO DE BUSCA E APREENSAO DA TAL FITA. SE NAO FOR ACHADA A REVISTA TEM QUE SER INTERDITADA. PORQUE É UM MAL A SOCIEDADE E AO BEM COMUM. SE FOR ACHADA DEVE PASSAR POR PERICIA E DE BONS PERITOS PORQUE TEM MUITA GENTE AI IMITANDO A VOZ DE LULAS. É O CASO DE COPIAS IREM ATE PARA PÉRITOS DA ALEMNHA RUSSIA, FRANÇA SUIÇA MEN OS EUA. PORQUE LA VAI SER SABOTADA TAMBEM,A PRESIDENCIA DO PT OU ATE A PRESIDENTE DEVERIA PEDIR UM MANDATO DE BUSCA E APREENSAO DA FITA PORQUE NAO É SAIR FAZENDO ACUSAÇOES ASSIM. É MELHOR SE FAZER AGORA ANTES QUE ELES CRIEM UMA QUE DEVERAR SER ENVIADA LA DOS EUA COMO OS DOSSIES FALSOS.
Postar um comentário