11 de dez. de 2011

Sem Lei dos Meios de Comunicação, PIG engorda no Paraná

O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), proprietário da Gazeta do Povo e das emissoras afiliadas à TV Globo no estado, adquiriu os jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná.
 
O negócio teria sido fechado entre 8 e R$ 15 milhões e também incluiu o portal de notícias Parana-Online.
 
A Tribuna do Paraná tem as mesmas características do extinto Notícias Populares, de São Paulo, que aborda violência e futebol na capital. Segundo consta, é o jornal de maior vendagem nas bancas.
 
O Estado do Paraná, depois de 60 anos, teve sua edição impressa extinta. O jornal existe somente na versão eletrônica e é publicado no portal Parana-Online — também comprado pelo GRPCom.
 
Os veículos pertenciam até então ao empresário e ex-governador do estado Paulo Pimentel, de 83 anos. O negócio compreende a operação dos três veículos, além do maquinário de impressão e o mobiliário das empresas.
 
Em 2007, Pimentel vendeu ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, quatro emissoras afiliados ao SBT ao preço de R$ 70 milhões.
 
A compra efetuada ontem pelo grupo GRPCom significa que foi dado um importante passo para a formação de um espetacular monopólio de mídia no Paraná.
A concentração da propriedade dos meios de comunicação de massa possibilita a ditadura da informação, a verdade e o pensamento únicos, a ausência do contraditório, enfim, representa um duro golpe na democracia.
 
Todos nós sabemos que os donos da mídia têm suas preferências políticas e muitas vezes seus veículos atuam como verdadeiros partidos sem, no entanto, estarem registrados na Justiça Eleitoral. Fingem uma imparcialidade que não existe.
Além das tevês abertas e fechadas, jornais, portais, o GRPCom possui emissoras de rádio AM e FM em todos os quadrantes do Paraná.
 
 
Sintonia Fina via Blog do Esmael
 
 
"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter"
(Cláudio Abramo) 

Nenhum comentário: