
Segundo a pesquisa, a confiança dos
consumidores brasileiros subiu 16 pontos entre o segundo e o terceiro
trimestre deste ano, de 96 para 112 pontos (um índice acima de cem
indica otimismo).
A confiança dos brasileiros fica atrás
somente da de indianos (121 pontos), sauditas (120) e indonésios (114)
e está no mesmo nível que a dos filipinos (112).
O levantamento, porém, indicou uma
piora na confiança global com a economia, com uma queda de um ponto no
índice global, que ficou em 88 pontos.
A
França, com um índice de 56 pontos, foi o país que registrou a maior
queda na confiança entre os segundo e o terceiro trimestre, com perda
de 13 pontos.
Hungria (37
pontos), Portugal (40), Romênia (49), Coreia do Sul (49), Croácia (49) e
Grécia (51) são os países com menor índice de confiança, segundo a
pesquisa.
Mercado de trabalho
O
aumento da confiança do consumidor brasileiro ajudou também a
impulsionar o índice de confiança nos países da América Latina, que
subiu de 91 pontos, no segundo trimestre, para 97.
Apesar
disso, o índice de confiança entre os consumidores latino-americanos
ainda está dois pontos abaixo do registrado no último trimestre do ano
passado.
A pesquisa da Nielsen
indicou ainda que 47% dos consumidores latino-americanos consideram que
suas perspectivas de emprego para os próximos 12 meses são boas ou
excelentes.
Entre os brasileiros,
a proporção dos que consideram as perspectivas de trabalho boas ou
excelentes aumentou de 61% para 70% entre o segundo e o terceiro
trimestre.
O otimismo dos brasileiros com o mercado de trabalho fica atrás somente do otimismo dos indianos e dos tailandeses.
A
pesquisa também indicou um aumento de 65% para 78% na proporção de
brasileiros que consideram boas ou excelentes as perspectivas para suas
finanças pessoais no próximo ano.
Sintonia Fina - Dilma
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