1 de out de 2013

MERVAL VOLTA A ATACAR OS BLOGS

Por MIGUEL DO ROSÁRIO

A Globo é inimiga do pluralismo, da diferença, da divergência. Para ela, todo mundo deveria pensar igual. Quem não pensa igual a ela faz parte de um “esquema”


Se por acaso o tédio se aproxima, sempre haverá Merval Pereira para afastá-lo. O mordomo oficial da Globo voltou a atacar os blogs.

Em sua coluna de sábado, Merval especula que há “um bem montado esquema de blogs pagos por verba oficial para elogiar o governo petista e tentar desqualificar os críticos, sejam eles políticos, jornalistas independentes ou cidadãos que não se vêem representados pelo governo que está aí.”

Merval na verdade descreveu com apavorante precisão como se portava o jornal O Globo durante a ditadura. Basta trocar “governo petista” por ditadura. Blogs por jornais. Merval por Mariguella.




Em sua coluna de hoje, Mariguella especula que há “um bem montado esquema de jornais pagos por verba oficial para elogiar a ditadura e tentar desqualificar os críticos, sejam eles políticos, jornalistas independentes ou cidadãos que não se vêem representados pelo governo que está aí.”

Com uma diferença, a ditadura existiu. Os jornalistas e políticos desqualificados pela imprensa chapa-branca eram presos e torturados.

Já a “conspiração blogueira” de Merval é o delírio de um louco.

A Globo está apostando na tática do shoot the messenger, para fugir ao debate?

Merval não pode conceber que exista militância real e virtual junto aos partidos, trabalhando por prazer e convicção.

Ele não consegue pensar fora de seus próprios parâmetros.

Sobre a reação às viúvas da Globo, Merval atribui a uma sofisticada e clandestina organização blogueira patrocinada pelo governo? Ou seja, alguém do Planalto pagou dois milhões de pessoas para elaborarem memes, curtirem e inventarem piadas sobre o tema?

É muita falta de noção.

Entretanto, sem querer, o colunista apresenta bons argumentos para se defender uma reforma da mídia.

É necessário uma lei de mídia para que os meios alternativos tenham financiamento republicano e transparente, e com isso sejam protegidos contra esse tipo de infâmias e ofensas dos grandes veículos de comunicação, que representam interesses obscuros e antinacionais.

A Globo é inimiga do pluralismo, da diferença, da divergência. Para ela, todo mundo deveria pensar igual. Quem não pensa igual a ela faz parte de um “esquema”.

É incrível o cinismo. O sujeito trabalha num jornal que foi o chapa branca mais babaca da história da república, que sempre esteve do lado dos Estados Unidos e da ditadura, sempre mamou nas tetas dos governos, do Brasil e dos EUA, e agora ele vem tentar criminalizar os blogs, 99,9% dos quais não recebem um centavo de verba pública?

Quem participou de “esquema” foi a Globo, bancada pela Time Life, primeiro, e pelo regime militar, mais tarde!

A análise de Merval é a de um surtado. Eu não deveria dar bola se não tivesse que admitir para mim mesmo, com eterna perplexidade, que esse cafumango tem poder, por causa da empresa para qual trabalha, e que os juízes do supremo ligam para ele para “explicar” porque votaram assim ou assado.

Mas os loucos às vezes tem ideias boas. Em seu delírio sobre “bem montado esquema de blogs pagos com verba oficial”, Merval deu uma excelente sugestão.

O governo, ou melhor, os governos (federal, estadual, municipal), assim como os poderes legislativos e judiciários, deveriam patrocinar blogs que produzissem uma visão diferenciada da política, da economia, das decisões judiciais e da mídia. Seria uma maneira de seguir um dos princípios da nossa Constituição, que é buscar o “pluralismo político”.

O farisaísmo cínico de Merval, contudo, apenas revela que a Globo está com medo de perder a mamata.

Está com medo de que alguém resolva mudar as regras na distribuição das verbas oficiais.

Então antes que haja qualquer ação pública para reduzir as verbas destinadas à Globo e aumentar aquelas destinadas à internet, os platinados, de antemão, já tentam constranger e criminalizar os futuros beneficiados.

Só a Globo tem direitos, só ela pode receber bilhões do Estado… O fato de sonegar impostos, editar debates para beneficiar candidatos, dar 8 minutos para ex-presidiários caluniarem o BNDES no Jornal Nacional, tratarem uma bolinha de papel como um bólide de chumbo radioativo, além do famigerado apoio ao golpe, isso faz parte do jogo.

Fazer meme de humor contra a hipocrisia, aí não pode, aí é coisa de bandido, de “esquema”.

Tudo bem, Merval, vá em frente. O choro é livre.

A Sintonia Fina - @riltonsp

Nenhum comentário: