15 de abr. de 2013

GLOBO APOIA GOLPE AMERICANO NA VENEZUELA...


G1

Ela seria passo 'importante, prudente e necessário', segundo os EUA.
Chavista Nicolás Maduro bateu Henrique Capriles por pequena margem.



A Casa Branca disse nesta segunda-feira (15) que considera que uma auditoria nos resultados das eleições presidenciais da Venezuela, vencidas pelo chavista Nicolás Maduro, seria um passo "importante, prudente e necessário".

"Dado o resultado apertado, o candidato da oposição [Henrique Capriles] e pelo menos um membro do conselho eleitoral pediram uma auditoria de 100% dos resultados. Parece ser um passo importante, prudente e necessário para assegurar que todos os venezuelanos tenham confiança nestes resultados", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
"Na nossa visão, correr para uma decisão nessas circunstâncias seria inconsistente com as expectativas dos venezuelanos por um resultado claro e democrático."
A auditoria foi pedida pela oposição, após a vitória apertada de Maduro sobre Capriles neste domingo.
No seu discurso de vitória, Maduro, "herdeiro" político do presidente Hugo Chávez, morto em 5 de março, disse quevenceu de maneira "justa e legal", mas que concorda com a auditoria pedida pela oposição.
As autoridades eleitorais ainda o s pronunciaram oficialmente sobre o tema.EUA e Venezuela mantinham uma relação de rivalidade desde a subida de Chávez ao poder, em 1998, e Maduro, como presidente interino, continuou com o discurso anti-americano, apesar dos laços comerciais entre os dois países.



Nenhum comentário: