16 de jan. de 2013

Folha faz editorial com base em notícia especulativa

Veja aqui o que o Partido da Imprensa Golpista (PIG) não mostra!


Ontem, foi dito, aqui no blog que a Folha de S.Paulo deveria se envergonhar da manchete do jornal da segunda-feira: “Brasil perde investimento para outros emergentes”. Mostrei – e não foi desafio nenhum – que a reportagem não se sustenta. Pelo contrário, ela se desmonta sozinha.

Mas não é que a Folha fez um editorial com base nessa notícia especulativa? Pelo menos, devemos reconhecer, o jornal manteve a coerência, já que o editorial também se desmonta sozinho.

O texto repete a reportagem ao dizer que impostos elevados e maior interferência do governo na economia afugentam investidores, que estariam optando por outros países emergentes.

Fica até repetitivo dizer isso outra vez, mas esses impostos elevados a que se refere o editorial se resumem ao IOF, cujo aumento foi fundamental para barrar o capital especulativo. E sobre a interferência do governo, o texto repete o blá-blá-blá de sempre.

E, como fez a reportagem de ontem, o editorial quase esconde e coloca lá no finalzinho a informação “paradoxal” de que o Investimento Estrangeiro Direto segue firme e forte. A Folha acha paradoxal porque ou não entendeu nada do que estava tratando ou resolveu pura e simplesmente, sem nenhum compromisso com os fatos, atacar o governo.


Sintonia Fina
- com A Justiceira de Esquerda

Nenhum comentário: