O relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste registraram ontem aumento no nível de armazenamento de água, como era de se esperar com a chegada do período de chuvas. Esse é o primeiro aumento de nível no ano.
Os dados apontam que as represas localizadas nas duas regiões -- que respondem por 70% da geração hidrelétrica do país -- estavam com as reservas em 28,67% na quinta-feira. Em 1º de janeiro, os lagos registravam 28,9% da capacidade. De lá para cá, o nível de represamento de água no sistema Sudeste/Centro-Oeste havia caído até 28,3%.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou na última quarta-feira qualquer risco de racionamento de energia, apesar de grande parte do noticiário alimentar os rumores de risco. Segundo Lobão, o Brasil tem "estoque firme" de energia e o abastecimento durante 2013 está garantido.
Apesar do aumento do nível dos reservatórios onde o país gera mais energia, os reservatórios do sistema Nordeste seguem baixando. Entre os dias 31 de dezembro e 10 de janeiro, o nível de armazenamento de água na região caiu de 32,2% para 29,61%.
Um comentário:
OS GRANDES EMPRESÁRIOS prevêm o FATOR X, seria uma grande catastrofe no hemisferio norte, ai sim teriamos o apagão que A GLOBO OU PIG não querem.
Postar um comentário