29 de fev. de 2012

Calmon quer ampliar poder do CNJ.Vamos ajudar.

Veja aqui o que o Partido da Imprensa Golpista (PIG) não mostra!



A heroína no Senado: o povo se apropriou do CNJ !

Saiu no Valor:

 

Eliana Calmon quer aprovação da PEC que amplia competência do CNJ


A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que explicita e amplia a competência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de sua corregedoria para investigar, processar e punir magistrados acusados de irregularidades. A ministra particip(ou) de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para discutir a PEC 97/2011.


Segundo a ministra, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha reconhecido, em decisão recente, o papel do CNJ de atuar nesses casos, o resultado é frágil e poderia ser revertido. “Trata-se de uma decisão liminar, por maioria bastante reduzida”, disse.


Para Eliana, a competência do CNJ também poderia voltar a ser questionada “em um instrumento de iniciativa do próprio STF”, a Lei Orgânica da Magistratura, atualmente em processo de revisão. Por isso, de acordo com ela, seria importante esclarecer as funções do CNJ através de uma mudança constitucional, proposta na PEC 97, de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).


Eliana ressaltou que a discussão é bem-vinda num momento que o Judiciário e a sociedade brasileira passam por um “esgarçamento ético bastante acentuado”. Ela defendeu a necessidade de uma atuação independente da corregedoria nacional em relação aos tribunais locais, tendo em vista “a dificuldade que temos de punir nossos iguais”.


A ministra também elogiou a participação da sociedade brasileira nas discussões sobre o papel do CNJ. “O povo brasileiro parece que se apropriou do CNJ como se fosse uma sociedade privada e marchou para as redes sociais, a imprensa, os Facebooks da vida, mostrando o que estava pensando sobre o CNJ. E esse órgãozinho criado em 2004 passou a ser questionado por um porteiro do prédio, um faxineiro de edifício… Foi uma das coisas mais lindas que eu, como cidadã brasileira, presenciei.”


Sintonia Fina
-Conversa Afiada

Nenhum comentário: