9 de jan de 2012

Erro de Serra no twitter é sobre editorial 'encomendado' à Folha

No sábado (7), José Serra (PSDB/SP) se atrapalhou no uso do twitter e acabou mandando para todo mundo uma mensagem confidencial.

O que deveria ser DM (Direct Message) acessível apenas ao destinatário, acabou saindo visível para todo mundo, com o seguinte texto:



“Antes de + nada, feliz 2012 para você. Parabéns pela nota e obrigado pela defesa. O procurador é da turma do MSD: movimento dos sem decoro”
Depois José Serra apagou a mensagem, mas internautas já haviam copiado a tela (figura acima).


O assunto gerou curiosidade entre os tuiteiros: a quem Serra estaria agradecendo?


A maioria pensou tratar-se do autor do editorial do jornal Estadão, elogiado pelo demo-tucano horas antes. Mas lá o assunto nada tem a ver com nenhum Procurador.


A resposta para a charada vem do Ceará, em 3 atos:



1º ato:


O jornal "Folha de São Paulo" publicou, na quinta-feira (5), o editorial "Mau exemplo", criticando o governador do Ceará Cid Gomes (PSB) por dar fim à greve de policiais militares, com um acordo concedendo um aumento que coloca o salário do PM cearense maior do que o do paulista, e por anistiar os grevistas.


Detalhe: provavelmente a Folha deve elogiar a batalha entre a Polícia Militar X Polícia Civil, promovida por José Serra, quando era governador.



2º ato:


O Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Renó Ximenes, na condição de cidadão cearense (e não como Procurador, tanto é que usou o título de advogado ao assinar) escreveu uma carta ao blog do Eliomar de Lima, do jornal ao Povo, repudiando a visão da Folha, e insinuando que o jornalão paulista, sob influência de Serra, estava a serviço da oposição demo-tucana cearense:



O Editorial foi escrito no Ceará e mandado, via email, para o tucano José Serra por seus aliados daqui. Saiu publicado em caráter de editorial num jornal que hoje é tido como o “Diário Oficial de São Paulo”.
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/cidista-diz-que-editorial-da-folha-e-coisa-de-tucano-do-ceara/


3º ato:

É provável que Serra, em seu twitter, estivesse respondendo à algum jornalista amigo ou membro do tucanato que fez alguma nota contrária ao Procurador Ximenes.



A Secretária-Geral do PSDB de Fortaleza, Kamila Castro, emitiu nota contra Reno Ximenes, em defesa da Folha Tucana, mas José Serra é citado na nota e não propriamente defendido (o chefão do tucanato cearense, Tasso Jereissati, não morre de amores por Serra).

Assim, a identidade do destinatário continua incerta, mas o assunto tratado tem tudo para ser este.




Sintonia Fina
via Juntos Somos Fortes


 
"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter"
(Cláudio Abramo)

Nenhum comentário: