13 de jan. de 2012

Bombeiros registram morte em desabamento na Zona Norte de SP

Construção que cedeu será Fábrica de Cultura do Governo de SP. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o prédio tinha previsão de inauguração em abril. 

Cada unidade recebe um investimento de R$ 12,5 milhões na construção. 

A obra começou em outubro de 2009

Acidente aconteceu na tarde desta quinta (12) e deixou outros 11 feridos.
Construção que cedeu será Fábrica de Cultura do Governo de SP.

Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas após o desabamento de uma obra na tarde desta quinta-feira (12) na Zona Norte de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros.


De acordo com a corporação, o acidente aconteceu por volta das 15h30 nas obras de uma unidade da Fábrica de Cultura, do Governo de São Paulo, na Avenida General Penha Brasil, altura do número 2.500, no bairro da Vila Nova Cachoeirinha.


Segundo o coronel Gerson de Miranda, por volta das 17h não havia a possibilidade de novas vítimas. Seis pessoas foram encaminhadas para hospitais da região com ferimentos graves. Outras cinco vítimas tiveram ferimentos leves.


O coronel informou ainda que os operários estavam no último andar do prédio quando uma laje cedeu. Ele disse que os homens caíram de uma altura de 27 metros.


O capitão Raimundo Ramos Júnior, que também participou do resgate, afirmou que os trabalhos foram dificultados pelo risco de novos desabamentos. "Os soldados precisaram escorar as edificações para que elas não cedessem."


Três das vítimas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Vila Penteado. A Secretaria de Estado da Saúde informou que, por volta das 17h20, eles passavam por avaliação médica.


De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o prédio tinha previsão de inauguração em abril. Cada unidade recebe um investimento de R$ 12,5 milhões na construção. A obra começou em outubro de 2009. No total, 60 operários trabalham lá. No momento do acidente, porém, apenas dez pessoas estavam no canteiro. A estrutura que desabou foi a laje do teatro.


Já há em funcionamento três unidades da Fábrica de Cultura: em Itaim Paulista, na Vila Curuçá e em Sapopemba. Os prédios oferecem ateliês de formação cultural para crianças e jovens de 8 a 19 anos, além de apresentações e espetáculos para toda a comunidade.


Segundo a pasta, cada prédio tem quatro instalações: teatro, sala multiuso, biblioteca e salas de formação específica (dança, teatro, circo, música, artes plásticas e salas destinadas ao incentivo à leitura).


Seis equipes dos bombeiros foram enviadas ao local. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionado. A área foi isolada.


Além dos bombeiros, equipes da Defesa Civil, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Samu e PM ajudaram no resgate dos feridos.


No momento do acidente, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), chovia de forma moderada na Vila Nova Cachoeirinha.

Bombeiros resgatam vítima de desabamento   

 

Siontonia Fina

via Aposentado

 

Nenhum comentário: